Há um vasto potencial oculto que permanece inexplorado em diferentes organizações. Este potencial se manifesta principalmente nas pessoas, tecnologias, programas, análises de mercado, portfólio de produtos e serviços.

Tratando-se do potencial humano oculto, muito além da subutilização de talentos, o resultado é lentidão na resolução de problemas, desmotivação, rotatividade, aumento de custos ou perda de lucros.

Observa-se algumas empresas focadas em processos e estruturas rígidas, abrindo mão da criatividade, da inovação e da contribuição prática que seus colaboradores podem oferecer. Ainda há aqueles executivos que estão mais preocupados em proteger sua posição e silos.

As organizações que reconhecem e incentivam o potencial escondido criam um ambiente que apoia soluções complexas, desenvolvimento e a aplicação de projetos que podem impulsionar a concretização de metas.

Algumas vezes, soluções inovadoras vêm de pessoas que não ocupam cargos de liderança, mas que possuem uma visão única sobre os desafios enfrentados. Investir em desenvolvimento humano e em uma cultura de valorização de ideias pode ajudar a revelar e desenvolver essas competências.

Agora, voltamos nosso olhar para as tecnologias, a gestão do portfólio de produtos e serviços e a relação com os clientes. Compreender e explorar estas dimensões e suas conexões pode ser o caminho para a sustentabilidade dos negócios.

As tecnologias emergentes, como inteligência artificial, sistemas e automação, oferecem uma gama imensa de oportunidades para impulsionar a produtividade e a inovação. Embora muitas empresas já tenham adotado algumas dessas ferramentas, frequentemente, não exploram todo o seu potencial. A implementação de soluções de análise preditiva, por exemplo, pode transformar a forma como as organizações compreendem o comportamento do consumidor, permitindo decisões mais informadas e estratégias de marketing personalizadas. Organizações que priorizam a capacitação tecnológica e promovem uma cultura de inovação estão melhor posicionadas para se adaptar à dinamicidade do mercado.

 Outro aspecto frequentemente negligenciado é o portfólio de produtos e serviços. Muitas empresas não reconhecem o valor total de suas ofertas e, como resultado, desperdiçam oportunidades de rentabilidade. Uma análise detalhada do portfólio pode revelar produtos(ou serviços)  que mesmo com esforços comerciais e de marketing não geram vendas; enquanto há produtos subutilizados e sem estratégia mercadológica que poderiam converter-se em lucros.

A gestão de contas de atuais clientes e pesquisas de mercado podem evidenciar necessidades não atendidas na sua arena de negócios, permitir o desenvolvimento de novos produtos ou a adaptação daqueles já existentes. Com alta frequência, é possível atender necessidades de clientes a partir das capacidades já existentes na empresa.

Uma mentalidade de curiosidade e abertura ao novo é essencial para a inovação contínua. As empresas precisam estar dispostas a experimentar e iterar com base nas informações obtidas, o que pode levar a resultados surpreendentes.

Investir em tecnologias, explorar o portfólio de produtos e fortalecer o relacionamento com os clientes são passos fundamentais para desbloquear o potencial oculto das organizações. Contudo, é vital lembrar que, na base de todas essas iniciativas, a inteligência humana e a gestão de pessoas continuam sendo os pilares fundamentais para a prosperidade organizacional.

 

Letícia Marodin, fundadora e consultora da Markenz Consulting.